sexta-feira

O Livro Perdido das Bruxas de Salém - resenha #4

Editora: Objetiva

Autora: Katherine Howe

Número de páginas: 357

ISBN: 9788560280520

Ano de lançamento: 2010

Nota: 5/5

Site: AQUI (rs)

Eu sou meio suspeita para falar deste livro, pois apenas com a capa já me conquistou. Foi um daqueles livros que tu vê na livraria e corre para consultar nossa amiga carteira e ver se cabe no orçamento. A única decepção é quando não cabe...

Sem mais delongas, Connie Goodwin é uma estudante que cursa Harvard (poder né?) e se prepara para o doutorado (4 anos depois dos dois primeiros que te aprisionam em casa rs). E durante o verão, teve que ir para a casa de sua falecida avó arrumar as coisas para colocá-la a venda (a casa, não a avó) numa cidadezinha ao lado de Salém.

Na casa, encontra um nome. O nome está ligado a um livro das sombras, um almanaque - chame do que preferir. Deste nome, surge a ideia de uma tese (para o doutorado).

Entre narrações de 200 anos atrás e de 1991, entendemos a história, que se desenvolve por causa de uma pessoa: DELIVERANCE DANE, a até agora, bruxa de salém desconhecida. Com essa separação de acontecimentos, os de 1692 e os do ano em que ocorre tudo com a Connie, pensamos que fica confuso, mas sem preocupações sobre isso, a gente se acha. Falando em 1692, as descrições da autora quando têm essas narrativas desse ano, são ótimas, pois ela tenta trazer a tona os detalhes da decoração e do figurino. Outra coisa é que algumas personagens realmente existiram, embora ela tenha mudado o papel que elas exercem na trama - como Sarah Good - (não foram todos personagens que tiveram o papel alterado).

O livro traz essa dúvida sobre as bruxas realmente terem existido, não as bruxas que foram executadas - essas a gente sabe que existiram -, e também não as bruxas com varinhas, mas as que até tinham uma feitiçaria, as que acreditavam e que afirmavam que eram bruxas (como Deliverance).

Eu Suuuuper indico! A narrativa é ótima e envolvente, é imprevisível. Eu já era louca por essa coisa de witches, agora então, OLOCO. Devo alertar vocês, que o começo é meio confuso. Sério, depois de ler umas 3 vezes logo que comecei o livro ainda não tinha entendido, e só mais tarde, depois de várias páginas, consegui entender.

CURIOSIDADE: A autora, Katherine Howe é descendente de Elizabeth Howe (enforcada como bruxa em 1692 – aparece no livro) e de Elizabeth Proctor (que ia ser executada – não me recordo se ela também aparece no livro).

Trechinho para vocêeeees:

“[...]- Policial... Cardullo – começou Liz lendo o crachá no seu uniforme. – Você tem alguma idéia de quem pode ter feito isso? Por que alguém ia querer dar um susto na Connie? Ela nem conhece ninguém aqui! – Sua voz ficou muito aguda, quase esganiçada, e Connie pôs a mão no braço da amiga para tranqüiliza-la.

Na porta havia um círculo queimado havia pouco na madeira, com um diâmetro de uns 60 centímetros. Continha um círculo menor, como um alvo, e ambos eram seccionados pelas linhas dos eixos. Na metade superior estava escrita a palavra “Alpha” numa caligrafia irregular, quase arcaica, com duas cruzes ou marcas de contorno acima dela. [...]”

Ai, tem tanta coisa pra falar sobre esse livro que to me segurando! Quem quiser comentar sobre ele rs fale comigo no twitter @nasuaestantee.

Fuiiiiii

PS: Além de tudo, tem a presença do lindão do Sam.

6 comentários:

  1. AAAH FICOU MARAVILHOSO MIGA

    ResponderExcluir
  2. Quando eu vejo muito frisson em torno de um livro eu fico na minha, porque eu acabo me decepcionando depois. Um dia, quem sabe... Vou deixar na reserva.
    :*

    ResponderExcluir
  3. Estou bastante curiosa e ansiosa pra ler este livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. alice rigonimaio 26, 2010

    Maravilhoso este livro!
    Comprei para minha filha e ela amou!
    recomendo...

    ResponderExcluir
  5. oi, camila meu nome é Mia e eu já li o livro bem no ano passado e eu achei mmmmmmmmuito interessante... ó, camila, eu queria te recomendar um livro... ele se chama "o enigma do guarda-roupa" e é suspense da primeira à ultima pagina! eu aaaaaaaaaaaaaaaaaamei ler ele! é uns dos que nao sai da minha estante! eu indico a todos! os autores são Luana McCain e Sérgio Simka (escritores paulistas). eu ja visitei o blog do livro e aaadorei. vai aí o blog: http://seriehorror.blogspot.com/

    ResponderExcluir

- Se informe aqui como fazer parceria com o blog "Na sua Estante".

visitas desde 13/06/2010