segunda-feira

Escuridão - Elena Melodia (resenha#16)

Editora: Objetiva
  • Autor: Elena P. Melodia
  • Ano de lançamento: 2010
  • Número de páginas: 332
" Alma tem 17 anos, e nada em sua vida difere das meninas de sua idade: escola, programas com seu grupo de amigas, tédio e impaciência na relação com a família. Até o dia em que vê um caderno roxo numa vitrine e, por puro impulso, o compra. A partir daí, acontecimentos horripilantes começam a se suceder. Todos descritos em detalhes nas páginas do caderno ... antes de acontecerem. Com a letra dela. Que não se lembra de ter escrito nada. Quem é Alma, na verdade? Quem é Morgan, seu misterioso amigo de escola, que parece ter respostas para o que está acontecendo? E como impedir que as forças do mal se aproximem dela e de quem ela ama? "
No começo admito, não sabia o que esperar desse livro do qual nunca havia lido ao menos uma resenha. Depois de muito cometer erros e comprar livros às cegas - digamos assim -, resolvi não me arriscar mais. Mesmo com todos esses princípios, ao chegar na Livraria Cultura para escolher meu presente de dia das Crianças ♥ - sim sou um baby -, fiquei totalmente perdida e não sabia por qual optar. Admito que estava com uma vontadezinha de descobrir "que droga era" Escuridão da Elena Melodia que estava com o booktrailer espalhado por toda blogsfera literária.Com Rainha da Fofoca 2, Escuridão e todos os livros da Editora ID na mão, fiquei com Escuridão.

Até metade do livro não soube o que esperar, se eu gostava ou odiava, pois eu estava totalmente intrigada com TUDO que acontecia. Os fatos se desenrolavam meio devagar. Sério, foi bem confuso ler tudo aquilo sem saber ou fazer ideia alguma da onde a autora queria chegar (eu não tinha tanto conhecimento da história, só sabia do tal caderninho).

A verdade é que foi bem inesperado o jeito como as coisas se desenrolaram.
Primeiramente, achei a personagem principal ALMA extremamente chata e jurei que ela se achava o último biscoitinho do pacote. Para minha felicidade, Alma se tornou bem mais "uma pessoa normal" ao longo do livro. Sério gente, até ela percebe como amadureceu durante os dias que se passavam.

Pra vocês terem uma ideia da minha implicância com o pobre do livro, até acusei-o de ter bullying (Alma e suas migonas faziam uma espécie de "batizado" com suas candidatas a amigas; desde comer coisas estranhas a roubar alguma coisa). Rs.

Aconselho vocês a não lerem o livro de noite, pois eu li e fiquei com bastante medo. Quando chegava nas partes que a Alma descrevia os assassinatos (é legal porque a fonte é itálica e diferente) eu já parava de ler pra não me assustar muito e poder dormir. Sério, podem acreditar, assusta e tem umas coisas meio sinistras.

Uma coisa que é bem boa é que os capítulos são pequenos (em média 2, 3,4 páginas) e isso torna a leitura mais rápida. E é claro, uma vez que tu pegas o livro, não consegue mais largar. É bem viciante, e à medida que as coisas com mais ação acontecem (+- lá pela metade do livro), tu fica criando teorias e mais teorias e fica literalmente viajando na maionese (ok, não literalmente). Tiveram coisas que me deixaram totalmente chocada, que acontecem na vida sabe, mas igual, é meio pesado em alguns momentos.

Terão 3 volumes: Escuridão (esse) - Sombra - Luz. Este primeiro acaba de forma angustiante, tanto é que logo já fui perguntar no twitter da Suma de letras (editora) quando saía o próximo.
A autora é italiana. E uma coisa, em nenhuma hora alguém deixa transparecer onde se passa a trama, ou seja, te vira!

Eu imaginei um lugar meio cinza e sem vida, mas acho que imaginei assim por causa da Alma. Quero dizer, não espere que a Alma seja uma personagem totalmente cheia de vida e com a família perfeita. Muito pelo contrário, a família dela é totalmente estranha e meio desestruturada. Ela é meio distante da família - só é mais amiga da irmã mais nova, a Lina, que é muda - e fica também das amigas durante o livro, mas além de tudo, ela é meio fria. Teve uma hora que me surpreendi até, ela disse "espero que um dia eu descubra porque um abraço me dói mais do que ...(não lembro o resto)".

Também devo citar o Morgan, que é o cara que sabe das coisas. Ele é meio avulso no começo, porque a autora não apresenta ele direito, não sei, mas depois a gente pega o jeito da coisa e adora ele. As amigas Agatha, Naomi (a que eu mais gosto) e Seline são indispensáveis pro desenvolvimento da trama, e o que as afasta (sim elas se afastam) são os segredos que escondem uma da outra.

Agora, uma imensa crítica, que pode ter sido problema meu ou no livro mesmo: não consegui imaginar as amigas da Alma. Ela até sim, mas as amigas não. Não lembro pelo menos de ter visto muitas características explícitas das amigas.

Não espere que seja um mar de rosas, porque o livro está longe de ser assim. E querem saber? Eu adorei e leria de novo, e mais, não me arrependo nada de ter lido este e não Rainha da Fofoca (mesmo que eu ainda queira ler esse rs).

RECOMENDO!!
BJK,

Mila.

PS: Preferem o post assim sem muitas cores?

10 comentários:

  1. Eu estou lendo, e tive a mesma impressão tua em relação a Alma, muito "se acha", mas estou gostando da leitura.

    E vc descobriu quando virá os proximos livros ?

    ResponderExcluir
  2. Sei lá, não estou com vontade de ler....

    E sabe, eu gosto do colorido, sempre sabia que tava no teu blog no reader pq tinha cores :D

    ResponderExcluir
  3. O livro parece interessante, mas eu tô num clima de livro leve, engraçado e divertido. Terminei o último de Percy Jackson ontem e ainda tô em depressão demais pra ler livros tensos :D
    Gostei bastante do blog (:

    ResponderExcluir
  4. pensava que o livro era uma coisa totalmente diferent! Sério, HUAIHUAIA mas cara, parece ser MUITO legal, adoro assassinatos and stuff!

    ResponderExcluir
  5. eu também pensava que era totalmente diferente!

    e não descobri ainda:/ a editora não me respondeu. fiquei um tempão encarando o twitter deles pra ver se eles se manifestavam mas nada SAGIOHSAGOI

    ResponderExcluir
  6. Comprei esse livro ontem, estou esperando chegar.
    Mas sério que dá medo? Ai meu Deus, sou muito medrosa, vou ter q pedir para meus pais me arrumarem um espacinho na cama deles enquanto eu tiver lendo.
    Adorei tua resenha e acho que vou adorar o livro também!

    ResponderExcluir
  7. To loka pra ler esse livroo :D !!!!

    ResponderExcluir
  8. aaah eu amei esse livro sério, comprei ele dois dias atras e terminei no mesmo dia, não conseguia parar de ler e fiquei procurando na internet, quando que sai o segundo livro mas nem o nome descobri. Sò voce me deu o nome .. então quando voce descobrir quando sai o segundo me avisa PORFAVOR !
    Ae meu msn : sakura_nina08@hotmail.com ( é infantil eusei, eu fiz qando tinha 7 anos e é mto empenho fze um novo ) bjs

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li mas uma amiga já me disse que adorou o livre e que também ficou com medinho de algumas partes do livro, quero muito lê-lo.

    x.X
    Heloo Fontinelly

    ResponderExcluir
  10. Oi! Adorei a resenha. Estou seguindo o blog e espero o mesmo de você!

    ResponderExcluir

- Se informe aqui como fazer parceria com o blog "Na sua Estante".

visitas desde 13/06/2010