segunda-feira

Slam - resenha #9

  • Editora: Rocco
  • Autor: Nick Hornby
  • Número de Páginas: 263
  • ISBN: 9788532523280
  • Ano de Lançamento: 2007
Slam é um livro que, definitivamente, marcou minha vida, fez o Nick Hornby virar meu herói por um tempo. O principal motivo foi por ele tratar de um tema bastante constrangedor de uma forma diferente, a gravidez na adolescência.

Sam era um garoto de quinze, quase dezesseis anos, que se considerava feliz: sua mãe, de 32 anos, tinha acabado de se livrar do namorado Steve, ele havia aprendido mais duas manobras de skate e sua professora perguntou se ele não tinha interesse em fazer faculdade de artes. E, claro, ele havia conhecido Alícia, a garota mais "linda, descolada e inteligente" do mundo. Alícia era filha de uma colega de trabalho de sua mãe, e Sam se sentiu realmente atraído por ela. De repente, se viu apaixonado. Os dias eram uma grande espera (e perda de tempo) enquanto não a via. Após pouco tempo de namoro, Sam já não se sentia mais tão atraído por ela. Foi então que veio a bomba, o grande slam.

Sam contou ao pôster de Tony Hawk, que tinha na parede, com quem sempre falava sobre seu dia e pedia conselhos. Tony Hawk respondia. Nem sempre era certeiro, mas a resposta vinha, em passagens do livro Hawk - Profissão: skatista, que Sam já tinha decorado.

Com uma linguagem fácil e divertida, Nick Hornby (e Tony Hawk) nos fazem aprender com o "acidente" de Sam. Ao ler o livro, me senti realmente na pele de Sam, ficava apreensiva a cada decisão que ele devia tomar, a cada motivo de preocupação. Slam é um daqueles livros que te transporta pra outra realidade, porque é contado em primeira pessoa e consegue passar exatamente todas as emoções.

Algo que me deixou confusa e curiosa foram os "flashbacks" para a frente que Sam tem. Eles mostram uma realidade alternativa, como um "e se....", o que prende o leitor e o faz pensar "será que é verdade?"

O final é completamente inesperado, o que, na minha opinião, é maravilhoso, porque muitas vezes é decepcionante saber desde o início que o menino vai ficar com a menina e eles viverão felizes para sempre.

"Embora eu ainda ame você, nós vivemos em dois mundos separados que não estão se unindo. Não quero que essa seja uma separação feia. Acho que devemos nos dedicar juntos a criar a melhor vida possível para o Roof. Tentar facilitar ao máximo as coisas para ele."

Coloquei um trechinho do final do livro (o que obviamente já fez vocês entenderem tudo), só pra ilustrar (e porque em todas as resenhas tem um trecho).

P.S.: Aqui é a @natainthesky, e como eu não sei mexer muito bem no Blogger acabei me complicando e fiz o botão "imagem" parar de funcionar, por isso não coloquei foto da capa do livro. O link é esse aqui, pra quem quiser ver. Vou ver se consigo colocar ao lado da postagem depois, pra seguir o padrão hehe /edit coloquei a imagem!

11 comentários:

  1. Já faz muito tempo que eu quero ler Slam, desde que lançaram aqui, mas enrolei, enrolei, e até hoje não comprei :P
    Dele só li o roteiro de "Educação" mas quero ler About a Boy tb :)

    :*

    ResponderExcluir
  2. IUASHIUHAISUHAIUSHAISUAHIUSHA

    Adorei ele ter como conselheiro o Tony Hawk!!!
    XDDDDDDDDDDDD

    Esse livro já é lançado aqui? O_O Eu nunca ouvi falar!

    ResponderExcluir
  3. Simm! Lançou já faz um tempinho eu acho, não sei a data certa.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ler Slam! (Que pelo que eu entendi lendo o livro, Slam = tombo feio, hehe) Eu morria de rir dos conselhos com mensagens escondidas do Tony Hawk. Leitura rápida e fácil (li em... 3 horas? Por aí...). Sem falar que é um livro do ponto de vista masculino! :D

    ResponderExcluir
  5. Alguém me falou desse livro esses dias, mas nunca que eu ia imaginar que ele era assim :o
    Parece legal, principalmente a parte Tony Hawk, situação engraçada, cada desesperado com sua mania hehe

    ResponderExcluir
  6. Eu adorooo Slam, sério! É meio Juno, mas com um garoto, haha!
    E adoro como o Sam é construído, como a cabeça dele funciona e as gírias que ele usar.
    Do Nick Hornby, só li esse, mas About a boy tá na minha listinha!

    ResponderExcluir
  7. O livro é muito legal, principalmente porque se trata de uma situação cada dia mais "comum", só acho que o final deixou a desejar, alguém sabe me dizer se existe um volume 2, continuação, sei lá. Gostei muito da história, um dos melhores livros do Nick Rornby, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  8. Vanessa Do Nascimentofevereiro 23, 2013

    Esse livroo é um maximo,mostra a realidade dos adolescentes de hj uma situação cada dia mais comum!
    Eu realmente gostei muito do livro! parabéns ao autor!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu queria saber o final desse livro, mas infelizmente nunca pude ler o final :( Como é?

    ResponderExcluir
  10. Eu estava vendo ums livros na biblioteca da escola e quando eu vi o Slam logo de cara me apaixonei, amei a capa e comecei a ler, amei o livro to com pena de devolver pra escola

    ResponderExcluir
  11. Eu estava vendo ums livros na biblioteca da escola e quando eu vi o Slam logo de cara me apaixonei, amei a capa e comecei a ler, amei o livro to com pena de devolver pra escola

    ResponderExcluir

- Se informe aqui como fazer parceria com o blog "Na sua Estante".

visitas desde 13/06/2010