sexta-feira

A Casa do Céu - Amanda Lindhout e Sara Corbett

Editora: Novo Conceito
Autor: Amanda Lindhout e Sara Corbett
Ano de lançamento: 2013
Número de páginas: 439


" O relato dramático e libertador de uma mulher cuja curiosidade a levou até os lugares mais bonitos e remotos do mundo, seus países mais instáveis e perigosos, e também a passar quinze meses em um angustiante cativeiro — uma história de coragem, resiliência e beleza. "

Boa noite!

Hoje estou feliz por estar escrevendo a resenha (não que nas outras eu não estivesse feliz kk) porque este é um livro um tanto desconhecido. Vi no Skoob e pouquíssimas pessoas o leram, portanto espero que através da minha resenha vocês possam conhecer um pouco dele e se empolgar tanto quanto eu me empolguei quando o vi na livraria.

É sempre assim. Existe uma seção na Livraria Cultura daqui de POA, onde sempre acho um livro diferente dos que eu normalmente leio. O que eles têm em comum é que são leituras inesquecíveis. Com esse não foi diferente!

Mas então vamos à resenha!

Gostei muito do jeito que o livro foi dividido. Ele primeiramente nos mostra quem é Amanda Lindhout ao contar um pouco de sua infância e família. Também logo no começo a acompanhamos na descoberta do mundo. Nos deparamos com a origem do seu encantamento por viajar, e essa foi uma história que eu achei bonita e significativa.

Logo depois desta breve apresentação, temos a oportunidade de acompanhá-la em suas primeiras viagens a partir de relatos detalhados na medida certa. Gostei que pude conhecer lugares através do livro.

Quando chega a parte do sequestro, o livro fica mais pesado. Em certas partes do livro eu tive que parar um pouco pra pensar sobre o que tinha acontecido, em como ela tinha lidado com aquilo. É interessante observar como o livro atua na gente e o que se passa na nossa cabeça durante a leitura. Mas mesmo com momentos pesados, a Amanda, ao compartilhar o que sentia naqueles momentos difíceis, conseguia iluminar a si mesma e conseguiu me iluminar também. Achei incrível ver a força e a coragem dela, a tamanha elevação de espírito que ela teve em certas situações. Ela foi obrigada a criar mecanismos de defesa que a ajudassem a ainda ter esperança e vontade de viver.

Agora pensem que ela escreveu esse livro por três anos. Durante três anos ela reviveu constantemente tudo pelo o que passou durante os 460 dias em que esteve sequestrada.

Nos deparamos com o islamismo, com um povo que acredita totalmente nos ensinamentos do Alcorão e que será recompensado por suas ações quando estiver no paraíso. Observamos o papel da mulher nessa sociedade e os constantes conflitos ocorridos na Somália. Temos um banho de cultura, de ensinamentos e de aprendizagem que nos permite conseguir ver que aqueles que fazem tanto mal ainda possuem sua humanidade.

É uma história sobre cultura, religião, perdão, experiência.
É uma história triste, difícil, mas que mostra a superação e a oportunidade de começar de novo.
É uma história que vale a pena ser lida.

Esse livro me tocou de um jeito que não sei explicar. Espero que eu tenha conseguido passar pelo menos um pouco do que eu senti ao ler.

Camila
visitas desde 13/06/2010